fbpx

X

Dados enviados com sucesso!

Um de nossos especialistas entrará em contato o mais rápido possível.

  • Português
  • English

SITE RI

Uma nova forma
de consumir energia

Criado em 1995, o Mercado Livre de Energia ou ACL (Ambiente de Contratação Livre), é uma modalidade de compra de energia onde o consumidor tem a liberdade para escolher sua distribuidora e fonte energética.

Assim como é para operadoras de telefonia, os consumidores do Mercado Livre são livres para escolher seu distribuidor, negociando a quantidade de energia adequada ao seu perfil de consumo, o período de fornecimento, preço, entre outros benefícios.

Redução de até
30% na sua
conta de luz

Liberdade para
escolher a sua
fornecedora de energia

Possibilidade de escolher
fontes renováveis
(sustentabilidade)

Qual a diferença entre o
Mercado Livre (ACL)
e o Mercado Cativo (ACR)?

Os consumidores cativos são aqueles que compram a energia das concessionárias de distribuição da região onde estão localizadas. Neste caso, é pago apenas uma fatura de energia por mês, incluindo o serviço de distribuição, geração da energia, e as tarifas reguladas pelo Governo.

Já os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores, com liberdade para negociar condições como o preço, prazo, volume, entre outros. Cada consumidor, neste caso, paga uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local (tarifa regulada) e uma ou mais faturas referentes à compra da energia (preço negociado de contrato).

Quem já pode migrar?

Consumidor especial

Empresas que consomem uma carga energética de 500 KW ou mais (em torno de R$ 40.000,00 mês). Podendo contratar apenas energia incentivada (pequenas centrais hidroelétricas, biomassa, eólica e solar).

Consumidor livre

Empresas com uma demanda contratada mínima de 2.000 KW. Podendo contratar tanto energia incentivada como convencional (usinas térmicas a gás ou grandes hidroelétricas)

Segmentos que já estão migrando

Supermercados

Hospitais

Indústrias

Escolas

Shoppings

Número de agentes
consumidores no
mercado

Quer migrar a sua empresa para o Mercado Livre De Energia e aproveitar descontos de até 30% na sua conta de luz?

Clique aqui