fbpx

X

Dados enviados com sucesso!

Um de nossos especialistas entrará em contato o mais rápido possível.

  • Português
  • English

SITE RI

Descubra como fazer a sua migração para o Mercado Livre de Energia

2W Energia

10 de setembro

O Mercado Livre de Energia, é um segmento recente aqui no Brasil, suas atividades foram legalizadas em 13 de Agosto de 1998. Por ser um mercado jovem, o tema ainda é pouco explorado e conhecido, o que pode assustar alguns leitores no primeiro contato. Mas calma, antes de você mergulhar nessa onda, leia esse material aqui, onde explicamos o funcionamento desse setor.

Como iniciar seu processo de migração?

Uma vez decidido que você irá migrar para o Mercado Livre de Energia, é necessário seguir alguns passos. Aqui vamos simplificar e resumir em 4 etapas: estudo de viabilidade e contratação da energia, quebra do contrato cativo, adesão no CCEE e cadastro do ponto.

Viabilidade e Contratação

Para participar do ACL, não basta querer, é preciso poder. Por isso, antes mesmo de começar o processo de migração para o Mercado Livre, é fundamental checar o quão viável é essa mudança para o seu negócio, por isso é feito o estudo de viabilidade. Nele, além de informar qual o seu perfil consumidor, será possível ter uma visão mais detalhada, por exemplo, previsão de custos e rentabilidade.

Para que esses valores sejam informados no estudo, é necessário já ter em mente qual empresa de energia você deseja contratar, pois os preços de mercado são muito voláteis, e qualquer variação pode alterar os números, resultados e até mesmo inviabilizar seu projeto.

Com o estudo de viabilidade fechado e a empresa energética escolhida, já pode realizar a contratação, preferencialmente, o quanto antes. Assim você evita qualquer imprevisto e garante um acordo que seja vantajoso para você. Mesmo com futuras variações no mercado, seu contrato vai te assegurar toda a economia que está nele.

Quebra do Contrato Cativo

Com tudo anteriormente finalizado, você já pode cancelar o seu contrato com a distribuidora atual, por meio do envio da Carta Denúncia e demais documentos solicitados. Essa rescisão deve ser feita com, pelo menos, 6 meses de antecedência. Com prazo menor, será cobrado uma multa.

Adesão ao CCEE

O terceiro passo é dar entrada na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, CCEE. Aqui, é uma parte mais burocrática, onde será necessário, além de entregar diversos documentos, abrir uma conta no Banco do Bradesco, onde é feito todas as transações. A adesão no CCEE tem um custo médio de R$6.500,00.

Feita a parte burocrática, é necessário realizar a adequação do sistema de medição e faturamento, ou seja, fazer as instalações necessárias no estabelecimento para que os seus dados de consumo sejam enviados para a CCEE. Essa comunicação é feita por Virtual Private Networking, VPN. Todo o processo de instalação tem um custo médio de R$20.000,00.

Calma, não se deixe levar pelos valores! Mais para frente vamos falar como a 2W ajuda você com esses custos.

Cadastro do Ponto

Nesta última fase, é realizado o cadastro do ponto no Sistema de Coleta de Dados de Energia, SCDE. Aqui a CCEE já enxerga o seu ponto de medição como um agente livre, ou seja, você está dentro Mercado Livre de Energia!

E onde a 2W Energia entra?

Aqui na 2W Energia, acompanhamos todo seu processo de migração para o Mercado Livre e oferecemos condições especiais para quem migrar com a gente.

Para que você tenha a melhor experiência, criamos a plataforma Energia Livre, canal onde você pode fazer sua migração de forma 100% digital e de forma mais prática.

Além de poder contar com uma expertise de mais de 8 anos e a experiência de uma das 5 maiores empresas do setor, realizar seu processo de migração para o Mercado Livre com o Energia Livre, proporciona alguns benefícios:

  • Desconto garantido em contratos de 3, 5 e 10 anos.
  • Economia de até 30% na conta de luz do seu negócio.
  • Arcamos com 100% dos custos de adesão e adequação.
  • Acesso à plataforma digital para acompanhar o processo.

Quer saber mais sobre como podemos levar você para o Mercado Livre de Energia? Então, confira o vídeo abaixo, mostramos como é simples iniciar sua migração com a Plataforma Energia Livre.

Caso queira mais detalhes sobre projetos e valores, você pode entrar em contato com um dos nossos especialistas pelo email: energialivre@2wenergia.com.br.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e aproveite para nos seguir nos nossos canais: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube