fbpx

X

Dados enviados com sucesso!

Um de nossos especialistas entrará em contato o mais rápido possível.

  • Português
  • English

SITE RI

MP 998: um passo importante para abertura integral do mercado livre de energia

2W Energia

8 de fevereiro

Em evento promovido pela 2W Energia, presidente da Abraceel comenta o cenário do setor elétrico.

Ao responder sobre o motivo do mercado livre de energia ainda não ser para todos os consumidores no Brasil, o presidente da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), Reginaldo Medeiros, é assertivo: “Falta vontade política para que o mercado livre de energia seja para todos no Brasil”.

Nessa quinta-feira, 04/02, a 2W Energia promoveu uma conversa entre o seu CEO, Claudio Ribeiro, e o presidente da Abraceel, para abordar a abertura total do mercado livre de energia.

O encontro aconteceu em um dia importante para o setor: durante a votação da Medida Provisória 998 no Senado. Coincidentemente, a medida foi aprovada durante o acontecimento da live com os CEOs.

A MP 998 estava em debate desde setembro e prevê o alívio de impactos nas tarifas de energia devido às medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19, a inclusão da continuidade das obras da usina nuclear de Angra 3 e a eliminação de subsídios para fontes incentivadas de energia.

Durante o evento, Reginaldo falou sobre a como a competição proposta com a liberdade de escolha do fornecedor de energia elétrica pode ser benéfica para o consumidor. Nos Estados Unidos, entre os anos de 2010 e 2019, os estados que adotaram esse modelo tiveram redução de 31% na tarifa de energia para consumidores residenciais, enquanto os estados que não adotaram, a redução foi de apenas 18%. Na contramão a esse cenário mundial, o consumidor brasileiro sentiu um aumento de 10%.

“O consumidor pode e deve fazer a gestão da própria energia elétrica. Seja ele escolher livremente o seu fornecedor ou gerar a sua própria energia”, reforça o executivo.

Reginaldo também fala sobre a importância de a sociedade conhecer mais esse mercado, e se conscientizar. Por isso, a Abraceel tem trabalhado cada vez mais em materiais educativos sobre o setor, divulgados e abertos a todo o público em seu site abraceel.com.br.

Em linha a esse movimento de mercado, a 2W Energia também tem sigo uma grande defensora da abertura total do mercado livre de energia. “Acreditamos na democratização desse setor, dando mais informação e solução para que o consumidor tenha poder de escolha também quando se trata de energia elétrica, como já vemos em tantos outros setores”, acrescenta Claudio Ribeiro, CEO da 2W.

Confira a live completa no nosso canal do Youtube.