fbpx

X

Dados enviados com sucesso!

Um de nossos especialistas entrará em contato o mais rápido possível.

  • Português
  • English

SITE RI

Por que migrar para o Mercado Livre de energia elétrica?

2W Energia

26 de fevereiro

O Mercado Livre de energia elétrica é um ambiente onde compradores e vendedores negociam livremente o consumo de energia, a partir de análises sobre o atual cenário que as companhias se encontram, sendo possível reduzir os custos em até 30%.

Prever o valor que será destinado para a compra de energia e ter um controle sobre a quantidade da demanda que será utilizada, são algumas das dificuldades que os consumidores do Mercado Cativo de energia encontram. 

Mas, para entender um pouco melhor sobre como a migração do Mercado Cativo para o Mercado Livre de energia elétrica pode colaborar com o desenvolvimento da sua empresa, é preciso compreender qual a diferença entre ambos. 

Entenda melhor o  Mercado Cativo e o Mercado Livre de energia elétrica

Basicamente, o setor elétrico do Brasil se divide em duas modalidades: o Mercado Cativo – também conhecido como ambiente de contratação regulada (ACR) – onde os consumidores são atendidos por distribuidoras de energia, que possuem permissão para atuarem em determinadas regiões e o Mercado Livre de energia elétrica, onde os clientes podem comprar sua energia diretamente das comercializadoras, como a 2W Energia.

Apesar de existirem alguns receios, o Mercado Livre de energia é claramente mais econômico e mais benéfico para o consumidor. E nós te contamos o porquê!

Quando o assunto é energia, sabemos que os custos podem se tornar muito voláteis devido a inúmeras variáveis externas e internas que podem interferir na demanda, o que torna o Mercado Cativo de energia, de certa forma, arriscado embora seja comum no Brasil. 

Confira alguns dos motivos que podem influenciar e aumentar o valor da sua conta de energia dentro desta modalidade:

  • Nível pluviométrico;
  • Reajustes anuais/postos tarifários;
  • Nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Benefícios do Mercado Livre de energia elétrica

O Mercado Livre de energia elétrica, além de ser uma opção extremamente eficaz na redução de custos, permite que condições como o tipo de energia, quantidade e duração do contrato sejam negociados de acordo com as necessidades da empresa. E o melhor de tudo é que o cliente também possui poder de decisão atrelado a qualidade, visto que pode escolher seu fornecedor e o tipo de energia que consumirá.

Veja os principais benefícios dos consumidores livres:

  • Custo: Economia de até 30% em cima dos gastos com energia;
  • Poder de decisão: Possibilidade de escolher seu fornecedor e negociar preços, prazos de contrato, tipo de energia e quantidade;
  • Previsibilidade orçamentária: Estabelecer antecipadamente uma base de quanto irá gastar com energia durante aquele período;
  • Sustentabilidade: Escolha de fontes renováveis, que contribuem com o meio ambiente. 

O fator sustentabilidade

Dentro de todos estes pontos positivos, ainda existe mais um que não pode deixar de ser mencionado: a sustentabilidade.

O Mercado Livre de Energia elétrica preferencialmente utiliza fontes de energias renováveis, como a eólica e a solar, que, além de serem benéficas para o planeta, são mais baratas e infinitas, diferentemente de outras opções, como a energia fóssil, que além de finita, emite grandes quantidades de gases de efeito estufa e prejudica a nossa atmosfera.

O futuro do mercado de energia

A união de todos esses benefícios garante que sua  companhia se torne ainda mais competitiva no mercado de energia, não apenas por reduzir seus custos e contribuir para seu planejamento orçamentário, mas também por enviesar para o público que é uma empresa que possui uma postura preocupada com o meio ambiente. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre a 2W e descobrir como atuamos neste mercado? Entre em contato conosco e descubra se sua empresa já pode migrar para o Mercado Livre de Energia elétrica!

 ➝ Saiba mais: 10 vantagens do Mercado Livre de Energia